ELETROCARDIOGRAMA

12/09/2013 23:27

O Eletrocardiograma é um exame, não invasivo que auxilia no diagnóstico de numerosos tipos de cardiopatias dentre outros distúrbios.  O exame é realizado atraves da colocação de ceca de 10 eletrodos de alta sensibilidade distribuidos em pontos pré-determinados do corpo registrando a atividade elétrica do coração através da medição da variação dos potenciais gerados.

O registro dos impulsos elétricos é o item crucial para a realização do exame, portanto é  importante assegurar que a pele do paciente tenha bom contato com o eletrodo sem obstruções. 

O principal ruído na transmissão do sinal elétrico é a gordura, portanto a de suma importancia a correta preparação da pele para receber o eletrodo. Paratanto, deve-se a pele deve ser limpa com éter, acetona, ou álcool 90%. Deve-se esfregar o local da colocação do eletrodo com uma gaze cirúrgica ou esponja áspera até que a pele fique avermelhada. Com isto se remove a camada córnea da pele, que possui propriedades isolantes de elétricidade. Pelos no abdome e  no peito, também precisarão ser removidos.

Duração

 
Cerca de 10 minutos

 

Cuidados antes do exame

Chegar de banho tomado

Evitar roupas que possuam elementos metálicos